A criança aprende a reconhecer, identificar e entender emoções básicas, como a ALEGRIA, a TRISTEZA, o MEDO e a RAIVA.
Por outro lado permite ao professor/educador observar quais as emoções que o grupo vive com mais intensidade e quais não.
É possível acrescentar outras emoções, dependendo da idade das crianças e de que emoções e sentimentos se deseja trabalhar.
Comece por ensinar, através de histórias, imagens e/ou vídeos, a relação entre as cores e as emoções:
• AMARELO - ALEGRIA
• AZUL - TRISTEZA
• PRETO - MEDO
• VERMELHO - RAIVA
Criem em conjunto um pote para cada emoção (por sala ou por cada grupo de crianças). Identifiquem cada pote, por ex, com um rótulo com a cor da emoção
correspondente.
Coloquem em sítio sempre visível.
Reúnam materiais diversos - papel colorido, fios de lã, bolas de algodão, etc. nas várias cores.
Iniciem uma rotina ao final de cada dia, conversando sobre as situações diárias que consideraram mais importantes.
Para cada situação, cada criança deve definir que emoção sentiu - escrever, desenhar ou representar através dos materiais - e colocar no pote das emoções
correspondente.